Vai cozinhar pra alguém que gosta de carne e não sabe o que preparar? Então aqui vai uma sugestão prática e fácil de fazer. É o tipo de carne que não tem erro (e dificilmente não irá agradar ao paladar): Costela de porco ao molho barbecue! Sem falar que, o molho sendo preparado por você fica melhor ainda. 

Uma dica é escolher uma costela com uma camadinha de gordura, seja costela desossada ou não.  Assim, na hora de assar você deixa a gordura por cima, ela derreterá sobre a carne deixando-a mais suculenta ainda. 

Outra dica: quando for comprar e for uma costela com osso, compre em media de 350 a 400 gramas por pessoa, contando o peso dos ossos. 

Na minha opinião, uma costela de porco no forno, ao barbecue, é um dos legítimos pratos de comer ate "lamber os beiços" hehehe.


Ingredientes para o molho barbecue

300 gr de açúcar mascavo

1 cebola média picada

1 xícara de ketchup tradicional

½ xícara de mostarda amarela

½ xícara de molho inglês

Tomilho a gosto

Pimenta dedo de moça a gosto

Pimenta do reino a gosto

1 folha de louro

1 colher de manteiga


Modo de preparo:

Em uma panela doure a cebola com azeite, acrescente o açúcar mascavo e, sempre mexendo até o açúcar derreter, acrescente o molho inglês, os temperos restantes, e deixe ferver até engrossar. Mais ou menos 10 min, mexendo para não grudar. O molho, após pronto, pode ser guardado por até 20 dias em um recipiente fechado em refrigeração, ou 3 meses no congelador.



Ingredientes para a carne

1 kg de costela suína 

Sal

Pimenta moída na hora 

1 Cebola

2 dentes de alho

Folhas de sálvia

Salsa 

Alecrim

1 taça de vinho branco

Molho barbecue


Modo de preparo: 

Pique a cebola, os dentes de alho, a sálvia, a salsa e o alecrim. Coloque em um recipiente plástico e despeje o vinho, juntamente com os ingredientes picados, acrescente o sal, a pimenta e reserve.  Na peça de carne, faça pequenas incisões com a ponta de uma faca, coloque a peça de carne no recipiente onde estão os temperos, e leve a geladeira para marinar por +- 10 horas para pegar bem o sabor dos temperos. 

Após a carne marinar o tempo necessário, escorra o líquido e leve a carne para assar em uma forma pouco maior que o tamanho da carne.  O Tempo de cozimento vai depender muito do tamanho da carne, porém para uma carne de 1kg, em torno de 40 min coberta por papel alumínio e com uma xícara de molho barbecue com uma xícara de água, e +- 20 min sem papel alumínio para dourar, sendo que a cada 10 min deverá molhar a carne com o molho berbecue. 

Em torno de 60 min de cozimento em forno a 200ºC.


Sugestão de harmonização:

Vinho Tinto Fino Seco Malbec Vintage Don Guerino