Tortéi de abóbora cabotiá é uma das massas recheadas mais tradicionais da cozinha italiana. Segundo a história, o Tortéi - conhecido na Itália como Tortelli - é proveniente da região da Lombardia. A massa é considerada um dos pilares da Dieta Mediterrânea e, embora seja hoje um alimento difundido no mundo todo, os italianos ainda reivindicam para si a maestria nas regras de preparo, no que se refere principalmente a consistência al dente alcançada no cozimento. Sem mais delongas, vamos à receita...


Ingredientes:

700g de tortéi de abóbora cabotiá

200g de tomate seco em conserva

350g de nata

1un de cebola média

Azeite de oliva - a gosto

2 colheres de sopa de manteiga

Sal - a gosto

Pimenta moída na hora - a gosto


Modo de preparo:

Iniciaremos a receita pelo molho, para isso pique a cebola finamente e reserve. Pique o tomate seco em pequenos cubos e reserve. 

Coloque a panela de preparo do molho ao fogo, com a manteiga e um pouco de azeite, e frite a cebola até que fique levemente dourada. Junte o tomate seco até aquecer o mesmo. Após aquecido, junte a nata, espere levantar fervura, e ajuste os temperos como sal e pimenta a gosto, e reserve o molho. 

Cozinhe a massa com bastante água fervente e um pouco de sal, até o ponto de al dente. Escorra a massa, e leve a mesma ao fogo na panela que for usar para temperar juntando o molho de tomate seco com nata e deixe os dois por aproximadamente dois minutos, e pronto! 


Sugestão de  Harmonização:

A receita casa perfeitamente com um bom vinho branco. A dica é o jovem Vinho Branco Fino Seco Riesling Itálico Quinta Do Herval.

Buon appetito!