Tomate seco é a desidratação da fruta feita em baixa temperatura conservando as propriedades do tomate maduro, tendo assim uma alteração de cor, sabor e textura.

Podemos encontrar o tomate seco de duas maneiras para comprar, tomate seco desidratado ou tomate seco em conserva. 

Para esta receita utilizei o tomate seco em conserva, ele é conservado com alto teor de gordura e com temperos e especiarias. Quando for usar o tomate seco para uma receita como esta onde utilizaremos outra gordura como a nata, é importante escorrer e descartar a maior quantidade de gordura possível para melhorar a qualidade final do nosso prato.


Ingredientes:

500gr de espaguete (preferência aos de grano duro) 

200gr tomate seco em conserva

350gr de nata

1 cebola média

Azeite de oliva

2 colheres de sopa de Manteiga

Sal - a gosto

Pimenta moída na hora - a gosto


Modo de preparo:

Iniciaremos a receita pelo molho. Para isso, pique a cebola finamente e reserve. Pique o tomate seco em pequenos cubos e reserve. Coloque a panela de preparo do molho ao fogo, com a manteiga e um pouco de azeite. Frite a cebola até que fique levemente dourada, junte o tomate seco até aquecer o mesmo. Após aquecido, junte a nata, espere levantar fervura e ajuste os temperos como sal e pimenta a gosto. Reserve o molho. 

Cozinhe a massa com bastante água fervente e um pouco de sal, até o ponto de al dente. Escorra a massa, e leve a mesma ao fogo na panela que for usar para temperar juntando o molho de tomate seco com nata e deixe os dois por  aproximadamente dois minutos. Agora, está ponto para servir!


Sugestão de Harmonização:

Nossa sugestão se harmonização para essa deliciosa receita é o Vinho Tinto Fino Seco Merlot da Vinícola Torcello.  Temperatura sugerida de serviço de 16º a 18º C.


 Buon appetito!