Involtini de abobrinha é um prato simples e prático e pode ser servido na entrada de uma refeição. Ele é recheado com um leve creme de sabor suave e acompanhado por um molho de tomates caseiro, que você mesmo irá preparar.


Ingredientes

1 abobrinha italiana “zucchini” - tamanho médio

250gr de creme de ricota

100gr de nozes

100gr de damasco

Molho de tomate

Sal - a gosto

pimenta-do-reino moída na hora - a gosto

água 


Modo de preparo

Leve uma panela com água ao fogo para ferver com uma pitada de sal. Em uma tigela média despeje o creme de ricota, junte as nozes e o damasco picados, tempere com sal e pimenta e reserve. Aqueça ½ receita do molho de tomate a seguir e reserve. 

Corte a abobrinha em longas fatias de grossura média, no sentido do comprimento. Prepare uma tigela com água e gelo e reserve. Leve as fatias de abobora na água fervente para escalfar* por aproximadamente 3 minutos, ou até que a abobrinha esteja levemente cozida. 

Para finalizar o prato, coloque um pouco do recheio com creme de ricota reservado sobre a abobrinha e envolva o recheio com a abobrinha. Coloque em um prato fundo com um pouco de molho de tomate quente e sirva. 


Ingredientes Para o Molho de Tomate

2kg de tomates italianos maduros

1 cebola média 

2 colheres (sopa) de azeite

sal - a gosto

pimenta-do-reino moída na hora - a gosto

água 


Modo de preparo

Prepare uma tigela com água e gelo e reserve. Leve uma panela com água ao fogo para ferver. Lave os tomates e, com a ponta de uma faca faça um leve corte em formato de x na parte de cima dos tomates. Quando a água ferver, mergulhe alguns tomates aos poucos e deixe cozinhar até a pele começar a soltar onde foi feito o corte.  Transfira os tomates para a tigela com água e gelo para dar um “choque térmico” (assim ele para o cozimento e fica mais fácil para retirar a pele). Enquanto os tomates esfriam, repita o mesmo processo com o restante dos tomates. Após frios, puxe com a ponta de uma faca a partir do x e descarte a pele. Corte os tomates em 4 pedaços, retire a semente e reserve. 

Descasque e pique finamente as cebolas. Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando estiver aquecida, coloque o azeite e junte a cebola, deixando refogar por cerca de 5 minutos, até que fique levemente dourada.

Junte os tomates  à cebola refogada para cozinhar (neste momento dependendo de quão maduro estão os tomates, pode ser necessário acrescentar um pouco de água, isso faz com que o tempo de cozimento final possa variar)  e deixe cozinhar em fogo médio até começar a ferver, só então abaixe o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 1 hora, mexendo de vez em quando, até o molho ficar encorpado. Prove e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. 

Dica sobre o molho de tomate: você pode armazená-lo em geladeira por 10 dias, ou então congelar por até três meses. 


*escalfar – Cozinhar o alimento parcial ou totalmente submerso em um líquido fervente. 


Sugestão de Harmonização:

Para essa entrada, um bom Espumante Brut. E, nesse caso, o Villa De Vinhas Zanella se destaca. Temperatura sugerida de serviço é de 4º a 8º C.


 Buon appetito!